 Bridge é um jogo de cartas jogado por dois pares de jogadores, formando duas equipas, onde cada parceiro se senta frente a frente, nas posições Norte-Sul e Este-Oeste. Cada jogador recebe 13 cartas.
O jogo divide-se em duas partes - leilão e carteio. O leilão consiste na escolha de um trunfo e numa promessa de concretização de um determinado número de vazas pela parceria. Esta promessa resulta de um "diálogo" entre cada par, utilizando apenas as denominadas "vozes".
Cada "voz" dada por um jogador propõe um contracto final ao parceiro. Esse será o contracto final se os restantes 3 jogadores - parceiro e adversários - passarem.
O parceiro do jogador que ganhou o carteio (aquele que prometeu a realização do maior número de vazas) coloca o seu jogo sobre a mesa, após a 1ª carta jogada pelos adversários e não interfere mais no carteio desse jogo, ficando na posição de "morto".
A particularidade do bridge reativamente aos demais jogos de cartas é o facto dos jogadores poderem visualizar dois jogos em simultâneo, 26 cartas no total. O objectivo do jogo é fazer o número de vazas prometido, ou seja, "cumprir o contracto", pois caso contrário a equipa será penalizada.
O jogo é extremamente atractivo do ponto de vista social e intelectual, porque desenvolve capacidades como a comunicação interpessoal, concentração, lógica, estratégia e raciocínio dedutivo.
Os resultados são a consequência da perícia do jogador e não da sorte.
|